quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Espírito após a Morte



A separação da alma e do corpo é dolorosa?

- Não; o corpo, frequentemente, sofre mais durante a vida que no momento da morte: neste a alma nada sente. Os sofrimentos que às vezes se provam no momento da morte são um prazer para o espírito, que vê chegar o fim do seu exílio.
(O Livro dos Espíritos, questão 154)


No mundo espiritual, após tomar consciência de si mesmo, o espírito avalia a trajetória que cumpriu na terra.

A maioria, quase sempre, recrimina-se pelas oportunidades de aprendizado que não soube valorizar no corpo.

Lamenta o tempo que deixou se escoasse em vão...

Entristece-se pelas picuinhas nas quais se embaraçou...

Aborrece-se pela falta de maior prudência em determinados lances da vida...

Reconhece os excessos cometidos, não raro, por ter gracejado em demasia com as coisa que deveria encarar com maior seriedade...

Admite as invigilâncias verbais com as quais acabou se compromentendo...

Sobretudo, observa que a lei Divina permitiu que ele agisse consoante a sua liberdade de escolha, não o constrangendo a ser o que era e o que não procurou ser.

Então, arrependido de seus equívocos – muitos deles ingênuos – procura fortalecer-se o quanto possível, traçando novas metas para o futuro.

Renova-se em seus propósitos de viver com maior maturidade...

De não deixar escapar, em nova existência na carne, a oportunidade de seu útil aos semelhantes...

De estudar e aprender...  De redimir-se, enfim!

É sempre com esse propósito que o espírito consciente retorna a experiência física, sob o aval das entidades que o assistem e tutelam na empreitada por ele delineada.

Todavia, sob o véu do esquecimento, se não agir com determinação e coragem, o espírito tenderá a repetir os mesmos erros de outrora...

É que ninguém se modifica apenas à custa de palavras!

Hábitos cultivados ao longo dos séculos não se substituem de uma hora para outra.

Tendências e inclinações infelizes não se vencem sem espírito de renúncia e sacrifício.

Espírito algum se sobrepõe à influência perniciosa do meio ambiente, sem que sejam outros os seus valores.

Por falta de tomada de uma consciência profunda, a respeito de suas reais necessidades, para muitos espíritos, a reencarnação é uma experiência que se repete com um mínimo de aproveitamento.

É impressionante o quase absoluto desconhecimento do homem a respeito de sua essência espiritual, estando o espírito lidando com a razão na terra há cerca de 40.000 anos.

Infelizmente, somos forçados a concluir que o espírito humano ainda não passa de crisálida, longe da metamorfose que lhe permitirá alçar voos mais altos na direção do infinito.

Extraído do Livro: Segundo “o Livro dos Espíritos”,
Texto ditado pelo Irmão José (espírito),
Psicografado por Carlos A. Baccelli.

Confira outros tópicos clicando aqui:

No GMR Espírita você poderá conferir alguns vídeos. Confira clicando em:  http://gespiritagmr.blogspot.com/p/videos-com-conteudos-espiritas.html

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Desencarnação do GMR Afonso

Nota de Falecimento

   Na noite de ontem (05 de junho 2011), aproximadamente ás 23h20, desencarnou o nosso amigo e companheiro de farda GMR Guilherme AFONSO Leite Filho, Mat. 79.286-7.   O corpo será conduzido para o município de floresta, interior de Pernambuco, onde será sepultado.
   Um Guarda Municipal exemplar e dedicado, cumpridor de seus deveres de cidadão era reconhecido por seus pares como um profissional exemplar, especialmente, pelo seu comportamento, caráter e atitudes, sempre disposto ao cumprimento de suas atribuições com vistas a proteger a população recifense e contribuir para um trânsito mais saudável, pois estava lotado na Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), como Agente da Autoridade de Trânsito do Recife. Infelizmente sua desencarnação aconteceu em razão de um acidente de trânsito.

   Estamos em luto e aproveitamos a oportunidade para ressaltar os nossos pesares com a perda irreparável, para nós e para Instituição, deste bravo servidor do povo. Recebam, também, os familiares e amigos os nossos mais profundos sentimentos, e que fique na memória de cada Guarda Municipal do Recife o exemplo de responsabilidade deste grande companheiro.

   Como sabemos que o fenômeno “morte” só atinge o corpo físico, Afonso continuará sendo parte integrante dessa rede social ao qual esteve interagindo enquanto encarnado. Manteremos a verdadeira afeição e ternura a este companheiro que retorna ao estágio de vida em que as barreiras físicas não mais o limitarão e o exercício da fraternidade e da benevolência, através das suas atitudes responsáveis, florescerão com maior intensidade e consistência.

Deus te abençoe, Afonso!

Jesus, em seus braços amorosos e justos, possa acolher-te nesse momento de transição e em toda a tua vida.


Leia mais sobre sua vida profissional clicando no link abaixo:




Confira outros tópicos clicando aqui:

VISÃO ESPÍRITA DA MORTE

MORTE E RENOVAÇÃO

A MORTE DÓI?

NA ESFERA DO REAJUSTE

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO ESPIRITISMO

sábado, 4 de junho de 2011

Darwin: Criacionismo vs. Evolucionismo


Darwin elaborou a teoria do Evolucionismo, onde assevera que as espécies vivas têm uma origem comum, evoluem e se adaptam, concluindo que o homem é a evolução do macaco, dos quais descendemos.

Esta teoria, hoje amplamente aceita cientificamente, choca-se frontalmente com os escritos bíblicos da Gênesis, que diz que o homem foi criado por Deus na pessoa de um único ser: Adão, e que dele criou Eva, e que ambos povoaram o mundo a partir de aproximadamente 5.800 anos atrás.

Pela teoria de Darwin, o inicio da vida no planeta partiu do aparecimento de animais unicelulares vivendo nas águas dos mares, que foram evoluindo para animais multicelures, e destes para animais mais complexos, passando pelos invertebrados, pelos répteis, anfíbios, animais ovíparos, mamíferos, até chegar ao bicho homem.

Os religiosos de todos os matizes que baseiam suas crenças na Bíblia, notadamente os cristãos tradicionalistas, não aceitam esta teoria, e tentam de todas as formas anatematizar a Darwin.

Em alguns países, principalmente nos Estados Unidos, procuram, inclusive, impedir que a teoria da Origem das Espécies seja ensinada nas escolas.

Alguns mais radicais alegam que Darwin procurou matar a Deus, tirando Dele o status de criador do Universo.

Julgamento apressado e injusto, próximo ao fanatismo religioso.

Ora, Darwin está certo, e os que acreditam no criacionismo também tem a sua parcela de razão no assunto.

O que falta a ambos é uma chave que una ambas as informações.

O Espiritismo trouxe ao mundo esta chave, na publicação do O Livro dos Espíritos, publicado em 1857, curiosamente dois anos antes da publicação do livro de Darwin A Origem das Espécies em 1859.

No capitulo III do livro I, nas perguntas 43 a 49 (Formação dos seres vivos), e nas perguntas de 50 a 54 (Povoamento da Terra. Adão; e Diversidade das Raças Humanas), encontramos as respostas dos espíritos esclarecendo de forma racional o aparecimento da vida no planeta. Por essas respostas se verifica que Darwin concluiu acertadamente.

O aparecimento da vida na terra se deu da forma como Darwin explicou, mas isso não quer dizer que Deus esteja fora disso. Ora, a teoria de Darwin já encontra um mundo formado e apropriado ao aparecimento da vida. Os germens da vida já estavam presentes nos elementos da natureza, e mesmo as leis que regem os desenvolvimentos celulares já estavam plasmadas. E tudo isto existia por quê?

Porque Deus, criador de todas as coisas os fez.

Aí está a união das duas teorias – Criacionismo e Evolucionismo.

Deus criou todas as coisas, mas as fez de forma que evoluíssem gradativamente, racionalmente, do mais simples ao mais complexo, com o auxilio do tempo.

Darwin não está contra Deus, nem Deus está contra Darwin.

Este fenomenal naturalista inglês apenas desvendou para o mundo científico a forma como Deus cria no nosso planeta. E os espíritos corroboraram essas afirmativas do cientista nas respostas do O Livro dos Espíritos citadas acima.

Errado é tentar manter a crença numa alegoria Bíblica, que passou uma informação aos homens de sua época, de acordo com a capacidade de entendimento que possuíam, e na medida dos seus rudimentares conhecimentos das ciências, mas que as pessoas ainda hoje as tomam ao pé da letra, ignorando a lógica e a razão, e principalmente procurando ignorar os achados arqueológicos que confirmaram a presença da criatura humana a cerca de quatro milhões de anos atrás, podendo este número ser aumentado, caso seja achado um outro fóssil anterior a este.

Bem, como a presença de seres humanos foi atestada pela ciência a quatro milhões de anos atrás, como ainda acreditar que todos nascemos de Adão há apenas 5.800 anos atrás?

Existem outras pessoas que independente das questões dogmáticas religiosas, se chocam com a idéia de que seus ancestrais foram animais, os macacos. Eles se acham superiores e indignos de serem apresentados como descendentes de primatas irracionais.

Aí também falta a essas pessoas a chave do Espiritismo.

Conhecessem elas as leis naturais trazidas pela Doutrina Espírita, que esclarecem que todos somos criados simples e ignorantes e que todos evoluímos de espécies mais simples para as mais avançadas, não se chocariam, e conseguiriam compreender e aceitar.

A chave é a reencarnação.

Nos livros da doutrina (espírita)*, aprendemos que a evolução do ser se processa desde os elementos mais simples, passando pelos reinos mineral, vegetal, animal e hominal, e que o ser ainda prossegue evoluindo por milhares de reencarnações até dispensar a vida em corpos físicos, passando daí a evoluir apenas na vida espiritual, por toda a eternidade, pois a evolução não cessa nunca.

Então fica fácil entender a nossa atual situação. Pelo mecanismo da reencarnação passamos de seres simples, irracionais, ignorantes para seres cada vez mais evoluídos, consoante nosso esforço em avançar. Se hoje somos seres racionais já muito evoluídos em relação aos homens da caverna, é porque elaboramos a nossa evolução e aprimoramento através dos séculos e milênios, nascendo e renascendo muitas vezes.

Nada mais simples e lógico, não acham?


Site Dupla Vista – Uma semente espírita
Por Henrique Fracalanza

* Grifo nosso
 


 No GMR Espírita você poderá conferir alguns vídeos. Confira clicando em:  http://gespiritagmr.blogspot.com/p/videos-com-conteudos-espiritas.html