terça-feira, 16 de novembro de 2010

VISÃO ESPÍRITA DA MORTE

Para entender a atitude dos espíritas diante da perda de entes queridos, é preciso entender a visão espírita da morte. O que é a morte para o espírita?

Em primeiro lugar, a destruição do corpo físico, que é um fenômeno comum a todos os seres biológicos. Segundo, a morte é um instante em meio a um caminho infinito. E em terceiro lugar, a morte é uma transição e não um ponto final.

Há que se considerar também que o espírito está permanentemente em processo de crescimento e renovação e a morte é a forma de forçar esta renovação, mudando ambientes e projetos de vida.

Esta visão um tanto pragmática e aparentemente fria da morte não exclui a existência de sentimentos e emoções, porque tanto quanto sentimos mais ou menos fortemente a separação geográfica entre duas pessoas e ansiamos por reencontrarmos aqueles que estão longe, assim também ansiamos por ter novamente conosco os que se foram.

Mesmo na vida física há separações que são traumáticas, longas e, às vezes, definitivas. Na morte, então, a saudade e a vontade de ter outra vez aquele que se foi é perfeitamente natural e compreensível, mas a certeza da retomada do afeto e de projetos comuns no futuro é profundamente consoladora e faz com que a esperança possa ser tranquila e confiante.
(...)

Fonte: Revista Cristã de Espiritismo

http://www.rcespiritismo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=249&Itemid=25

 
   Tanto a mensagem acima quanto a que está abaixo, tem o objetivo de fazer com que reflitamos sobre a visão que o Espiritismo nos oferece ao fenômeno "morte". Para nós - espíritas - a vida no planeta é tão somente uma passagem pela escola terrena e uma oportunidade abençoada de provar que está caminhando na direção do Mestre Jesus a partir da reforma íntima, da responsabilidade perante a vida e do amor ao próximo. Por isso, a cada desencarnação de algum Companheiro de jornada terrena e profissional, como ocorreu agora com nosso irmão Ladelilson, precisamos refletir um pouco sobre a vida em seu sentido mais amplo, pois o espírito sobrevive a todas e a quaisquer intempéries das existências.  Rogamos a Deus que acolha o Amigo Ladelilson, amparando-o e consolando-o neste momento de transição de existência.

Paz para você Ladelilson!   
Jesus te abençoe sempre!

2 comentários:

  1. Parabéns pela mensagem. Ela foi de grande valia para o nosso consolo. Reforço, desejando também, a Ladelison que tenha um bom acolhimento por parte dos espíritos amigos e agnegados do bem maior; ensinado pelo nosso Jesus Cristo. Que a paz o acompanhe.

    ResponderExcluir
  2. Lade,apesar 22 meses longe de você a saudade é muito grande mas não podemos questionar os planos que DEUS tem para a vida da gente,agradeço a DEUS ter vivido 17 anos a seu lado e conhecido o homem caridoso e temente a DEUS, lembro como hoje quando você falou pra mim "só me separo de você por morte minha ou sua..."
    Ana Paula

    ResponderExcluir