segunda-feira, 28 de março de 2011

Justiça das Aflições

Façamos apenas uma reflexão!



Lembrete:

No próximo dia 01 de abril será lançado nacionalmente, nos melhores cinemas, "As mães de Chico Xavier". Esse filme nos proporcionará fazer uma reflexão sobre a vida, apenas sobre a vida...

Os filmes com a marca "Chico Xavier" sempre nos envolve e comove.  Não perca! 

Assista ao trailer desse filme aqui nesta página,  clique no vídeo do lado direito!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Transição do Planeta

O texto abaixo é uma mensagem mediúnica do espírito Bezerra de Menezes. Retrata uma visão alargada sobre os problemas atuais nos convidando a uma reflexão-ação, a fim de que iniciemos a nossa adequação aos novos tempos. 



Meus filhos:
Que Jesus nos abençoe!
A sociedade terrena vive, na atualidade, um grave momento mediúnico no qual, de forma inconsciente, dá-se o intercâmbio entre as duas esferas da vida. Entidades assinaladas pelo ódio, pelo ressentimento, e tomadas de amargura cobram daqueles algozes de ontem o pesado ônus da aflição que lhes tenham proporcionado. Espíritos nobres, voltados ao ideal de elevação humana sincronizam com as potências espirituais na edificação de um mundo melhor. As obsessões campeiam de forma pandêmica, confundindo-se com os transtornos psicopatológicos que trazem os processos afligentes e degenerativos.


Sucede que a Terra vivencia, neste período, a grande transição de mundo de provas e de expiações para mundo de regeneração.

Nunca houve tanta conquista da ciência e da tecnologia, e tanta hediondez do sentimento e das emoções. As glórias das conquistas do intelecto esmaecem diante do abismo da crueldade, da dissolução dos costumes, da perda da ética, e da decadência das conquistas da civilização e da cultura...

Não seja, pois, de estranhar que a dor, sob vários aspectos, espraia-se no planeta terrestre não apenas como látego mas, sobretudo, como convite à reflexão, como análise à transitoriedade do corpo, com o propósito de convocar as mentes e os corações para o ser espiritual que todos somos.

Fala-se sobre a tragédia do cotidiano com razão.

As ameaças de natureza sísmica, a cada momento tornam-se realidade tanto de um lado como de outro do planeta. O crime campeia a solta e a floração da juventude entrega-se, com exceções compreensíveis, ao abastardamento do caráter, às licenças morais e à agressividade.

Sucede, meus filhos, que as regiões de sofrimento profundo estão liberando seus hóspedes que ali ficaram, em cárcere privado, por muitos séculos e agora, na grande transição, recebem a oportunidade de voltarem-se para o bem ou de optar pela loucura a que se têm entregado. E esses, que teimosamente permanecem no mal, a beneficio próprio e do planeta, irão ao exílio em orbes inferiores onde lapidarão a alma auxiliando os seus irmãos de natureza primitiva, como nos aconteceu no passado.

Por outro lado, os nobres promotores do progresso de todos os tempos passados também se reencarnam nesta hora para acelerar as conquistas, não só da inteligência e da tecnologia de ponta, mas também dos valores morais e espirituais. Ao lado deles, benfeitores de outra dimensão emboscam-se na matéria para se tornarem os grandes líderes e sensibilizarem esses verdugos da sociedade.

Aos médiuns cabe a grande tarefa de ser ponte entre as dores e as consolações. Aos dialogadores cabe a honrosa tarefa de ser, cada um deles, psicoterapeutas de desencarnados, contribuindo para a saúde geral. Enquanto os médiuns se entregam ao benefício caridoso com os irmãos em agonia, também têm as suas dores diminuídas, o seu fardo de provas amenizadas, as suas aflições contornadas, porque o amor é o grande mensageiro da misericórdia que dilui todos os impedimentos ao progresso – é o sol da vida, meus filhos, que dissolve a névoa da ignorância e que apaga a noite da impiedade.

Reencarnastes para contribuir em favor da Nova Era.

As vossas existências não aconteceram ao acaso, foram programadas.

Antes de mergulhardes na neblina carnal, lestes o programa que vos dizia respeito e o firmastes, dando o assentimento para as provas e as glórias estelares.

O Espiritismo é Jesus que volta de braços abertos, descrucificado, ressurreto e vivo, cantando a sinfonia gloriosa da solidariedade.

Dai-vos as mãos!

Que as diferenças opinativas sejam limadas e os ideais de concordância sejam praticados. Que, quaisquer pontos de objeção tornem‑se secundários diante das metas a alcançar.

Sabemos das vossas dores, porque também passamos pela Terra e compreendemos que a névoa da matéria empana o discernimento e, muitas vezes, dificulta a lógica necessária para a ação correta. Mas ficais atentos: tendes compromissos com Jesus...

Não é a primeira vez que vos comprometestes enganando, enganado-vos. Mas esta é a oportunidade final, optativa para a glória da imortalidade ou para a anestesia da ilusão.

Ser espírita é encontrar o tesouro da sabedoria.

Reconhecemos que na luta cotidiana, na disputa social e econômica, financeira e humana do ganha-pão, esvai-se o entusiasmo, diminui a alegria do serviço, mas se permanecerdes fiéis, orando com as antenas direcionadas ao Pai Todo-Amor, não vos faltarão a inspiração, o apoio, as forças morais para vos defenderdes das agressões do mal que muitas vezes vos alcança.

Tende coragem, meus filhos, unidos, porque somos os trabalhadores da última hora, e o nosso será o salário igual ao do jornaleiro do primeiro momento.

Cantemos a alegria de servir e, ao sairmos daqui, levemos impresso no relicário da alma tudo aquilo que ocorreu em nossa reunião de santas intenções: as dores mais variadas, os rebeldes, os ignorantes, os aflitos, os infelizes, e também a palavra gentil dos amigos que velam por todos nós.

Confiando em nosso Senhor Jesus Cristo, que nos delegou a honra de falar em Seu nome, e em Seu nome ensinar, curar, levantar o ânimo e construir um mundo novo, rogamos a Ele, nosso divino Benfeitor, que a todos nos abençoe e nos dê a Sua paz.

São os votos do servidor humílimo e paternal de sempre,

Bezerra."
(13.11.2010 – Los Angeles)

Autor: Bezerra de Menezes
Psicografia de Divaldo Franco


Clique abaixo e confira também!

AS GERAÇÕES FUTURAS

sexta-feira, 18 de março de 2011

Catástrofes e Resgates Coletivos


Flagelos destruidores (Livro dos Espíritos)

737. Com que fim fere Deus a Humanidade por meio de flagelos destruidores?

Para fazê-la progredir mais depressa. Já não dissemos ser a destruição uma necessidade para a regeneração moral dos Espíritos, que, em cada nova existência, sobem um degrau na escala do aperfeiçoamento? Preciso é que se veja o objetivo, para que os resultados possam ser apreciados. Somente do vosso ponto de vista pessoal os apreciais; daí vem que os qualificais de flagelos, por efeito do prejuízo que vos causam. Essas subversões, porém, são frequentemente necessárias para
que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em alguns anos o que teria exigido muitos séculos.”

740. Não serão os flagelos, igualmente, provas morais para o homem, por porem-no a braços com as mais aflitivas necessidades?

Os flagelos são provas que dão ao homem ocasião de exercitar a sua inteligência, de demonstrar sua paciência e resignação ante a vontade de Deus e que lhe oferecem ensejo de manifestar seus sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo, se o não domina o egoísmo.”

O texto abaixo foi escrito por ocasião da tragédia ocorrida no Haiti (janeiro/2010), porém pode ser aplicado as recentes e tristes ocorrências no Japão.”

Para todos os fenômenos da vida humana, há sempre uma razão de ser. No dicionário Espírita, não deve constar a palavra “acaso”, ainda que as situações se nos afigurem insuportáveis. A tragédia do Haiti nos expõe, de maneira evidente, um episódio de resgate coletivo. Qual o significado dos milhares de seres que foram esmagados pelo terremoto? Catástrofe, cujas dimensões deixaram o mundo inteiro consternado? Para as tragédias coletivas, a Doutrina Espírita tem as explicações prováveis, considerando que, nos Estatutos de Deus, não há espaço para injustiça.

Segundo os Espíritos, “se há males nesta vida cuja causa primária é o homem, outros há, também, aos quais, pelo menos na aparência, ele é completamente estranho e que parecem atingi-lo como por fatalidade. Tal, por exemplo, os flagelos naturais.” (1) Pela reencarnação e pela destinação da Terra - como mundo expiatório - são compreensíveis as anomalias que o planeta apresenta quanto à distribuição da ventura e da desventura neste planeta. Aliás, anomalia só existe na aparência, quando considerada, tão-só, do ponto de vista da vida presente. “Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve regozijar-se à ideia da sua próxima cura. Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar.” (2)

Em verdade, "as grandes provas são quase sempre um indício de um fim de sofrimento e de aperfeiçoamento do Espírito, desde que sejam aceitas por amor a Deus”. (3)

É bem verdade que as catástrofes naturais ou acidentais, como a do Haiti – ou a do Japão*, vitimaram milhares de pessoas. Nesses episódios, as imagens midiáticas, virtuais ou impressas, mostram-nos, com colorido forte, o drama inenarrável de inúmeras pessoas, enquanto a população recolhe o que sobrou e chora seus mortos.

Os flagelos destruidores ocorrem com o fim de fazer o homem avançar mais depressa. A destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos, que adquirem, em cada nova existência, um novo grau de perfeição. "Esses transtornos são, frequentemente, necessários para fazerem com que as coisas cheguem, mais prontamente, a uma ordem melhor, realizando-se em alguns anos o que necessitaria de muitos séculos.” (4) Dessa maneira, esses flagelos destruidores têm utilidade do ponto de vista físico, malgrado os males que ocasionam, "pois eles modificam, algumas vezes, o estado de uma região; mas o bem, que deles resulta, só é, geralmente, sentido pelas gerações futuras.” (5)

Antes de reencarnarmos, sob o peso de débitos coletivos, muitas vezes, somos informados, no além-túmulo, dos riscos a que estamos sujeitos, das formas pelas quais podemos quitar a dívida, porém, o fato, por si só, não é determinístico, até, porque, depende de circunstâncias várias em nossas vidas a sua consumação, uma vez que a Lei de causa e efeito admite flexibilidade, quando o amor rege a vida e "o amor cobre uma multidão de pecados.” (6)

Aquele que se compraz na caminhada pelos atalhos do mal, a própria lei se incumbirá de trazê-lo de retorno às vias do bem. O passado, muitas vezes, determina o presente que, por sua vez, determina o futuro. "Quem com ferro fere, com ferro será ferido" - disse o Mestre. Porém, cabe a ressalva de que nem todo sofrimento é expiação. No item 9, Cap. V, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec assinala: "Não se deve crer, entretanto, que todo sofrimento porque se passa neste mundo seja, necessariamente, o indício de uma determinada falta: trata-se, frequentemente, de simples provas escolhidas pelo Espírito para sua purificação, para acelerar o seu adiantamento." (7)


FONTES:
(1) Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, RJ: Ed. FEB, 1989, Cap. V
(2) idem Cap. V
(3) Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, RJ: Ed. FEB, 1989, Cap. IX
(4) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, RJ: Ed. FEB, 1988. Perg. 737
(5) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, RJ: Ed. FEB, 1988. Perg. 739
(6) Cf. Primeira Epístola de Pedro Cap. 4:8
(7) Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1989, Cap. V

*Grifo nosso (GMR Espírita)

Amigos e Amigas, convém-nos refletir sobre estes fatos. Não duvidamos da capacidade de reestruturação do povo japonês, contudo aproveitemos o momento para fazermos a nossa parte na construção de um mundo melhor. Sejamos solidários com os nossos irmãos japoneses. Oremos por eles! Roguemos a Deus que os fortaleçam diante dessa catástrofe! O fruto dessa solidariedade será a integração de muitas nações com o objetivo de reconstruir as áreas atingidas do Japão, o mais rápido possível. E isso, por si só, já marca uma nova era na humanidade.

Deus os abençoem! Sempre!

Tenham um ótimo final de semana!


Clique abaixo e confira também!

sábado, 12 de março de 2011

Oremos pela população de Sendai, no Japão.


Amigas e amigos.
Começamos o dia com mais uma ocorrência de terremoto e tsunami no nosso planeta, agora na costa do Japão.
Sabemos que isso faz parte do processo natural de transformação do planeta Terra, tão bem abordado por Kardec na Gênese, cap. 18, quando falou sobre "Os Novos Tempos" ou "Os Tempos são Chegados", e mais recentemente por diversos médiuns.
As cenas assustam, nos deixam estarrecidos, principalmente porque pela primeira vez na história da humanidade podemos acompanhar isso tão de perto, através da mídia e da tecnologia de ponta da comunicação. Isso sempre tem dois objetivos: fazer a informação chegar mais rápido a todas as partes do mundo, mas também nos mostrar como somos pequenos diante da imensidão da obra Divina.
Entretanto, lembro que já fomos informados de que nada disso é acaso, que essas situações serão cada vez mais frequentes de agora em diante e, que é o processo natural de passagem do planeta Terra para uma condição melhor de vida. O que não deixa de ser doloroso para nós porque vivenciamos ele "literalmente na carne".
Por isso, venho aqui pedir a todos os espíritas, espiritualistas, simpatizantes ou de outras religiões que lerem esse meu email (apelo), que nesse momento, ao invés de apenas falarmos do mal ou dos efeitos catastróficos da ocorrência, possamos mudar nosso padrão vibratório e mobilizar nossas mentes e nossos corações em preces, orações e mentalizações de ajuda ao povo japonês, de forma a auxiliar as equipes espirituais que estão atuando no socorro aos que partiram para o plano espiritual e aos que ainda estão encarnados.
Numa situação como essa o pânico, a raiva, o desespero, a desesperança campeiam em todos os pontos e nós, que temos um pouco de informação sobre a importância do "BEM PENSAR" e da força da oração, temos que fazer a nossa parte.
Portanto, você que ler esse email (apelo) inicie agora mesmo sua mudança de pensamento e envie muitas energias benefícas para Sendai. Mentalize muita luz para ajudar a limpar as energias deletérias, oriundas do sofrimento das pessoas, para que as equipes de socorro do Cristo Jesus possam ter condições de atuar no local.
Todos nós juntos, podemos sim, fazer a diferença nesse momento de transição e crescimento planetário.
Paz e Esperança a todos.
Alexandra Torres
- Email enviado pela Amiga Alexandra Torres


Clique abaixo e confira também!

NA ESFERA DO REAJUSTE

MORTE E RENOVAÇÃO

VISÃO ESPÍRITA DA MORTE

O Carnaval na Visão Espírita III

Sem pretender suprir todas as informações conclusivas sobre o "carnaval", visto a complexidade do assunto, e também sem objetivar afetar consubstancialmente a cultura das comunidades brasileiras, sempre muito alegres e festivas, postamos estes slides (abaixo), aos quais, apesar de conter algumas das informações proferida por Divaldo Pereira Franco, em entrevista ao Programa Transição, irão acrescentar outros detalhes sobre a Visão Espírita sobre o Carnaval.





Você poderá, também, assistir ao último Programa Transição - dia 06 de março de 2011 - em que o Orador Divaldo Pereira Franco (Bahia) enfoca o assunto com informações atualizadas. 

Clique neste link e assista à entrevista!
http://www.programatransicao.tv.br/programas/programa127.html

Clique abaixo e confira também!

O CARNAVAL NA VISÃO ESPÍRITA

O CARNAVAL NA VISÃO ESPÍRITA II

DIAS DE SOMBRA

terça-feira, 8 de março de 2011

08 de março, Parabéns Mulheres!!!

O GMR Espírita parabeniza a todas as mulheres pelo "Dia Internacional da Mulher"!
08/03/2011

O Evangelho e a Mulher


"Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo"
Paulo. (Efésios, 5:28.)

Muita vez, o apóstolo dos gentios tem sido acusado de excessiva severidade para com o elemento feminino. Em alguns trechos das cartas de que dirigiu às igrejas, Paulo propôs medidas austeras que, de certo modo, chocaram inúmeros aprendizes. Poucos discípulos repararam, na energia das palavras dele, a mobilização dos recursos do Cristo, para que se fortalecesse a defesa da mulher e dos patrimônios de elevação que lhe dizem respeito.

Com Jesus, começou o legítimo feminismo. Não aquele que enche as mãos de suas expositoras com estandartes coloridos das ideologias políticas do mundo, mas que lhes traça nos corações diretrizes superiores e santificantes.

Nos ambientes mais rigoristas em matéria de fé religiosa, quais o do Judaísmo, antes do Mestre, a mulher não passava de mercadoria condenada ao cativeiro. Vultos eminentes, quais Davi e Salomão, não conseguiram fugir aos abusos de sua época, nesse particular.

O Evangelho, porém, inaugura nova era para as esperanças femininas. Nele vemos a consagração da Mãe Santíssima, a sublime conversão de Madalena, a dedicação das irmãs de Lázaro, o espírito abnegado das senhoras de Jerusalém que acompanham o Senhor até o instante extremo. Desde Jesus, observamos crescente respeito na Terra pela missão feminil. Paulo de Tarso foi o consolidador desse movimento regenerativo. Apesar da energia áspera que lhe assinala as palavras, procurava levantar a mulher da condição aviltada, confiando-a ao homem, na qualidade de mãe, irmã, esposa ou filha, associada aos seus destinos e, como criatura de Deus igual a ele.

Xavier, Francisco Cândido. Da Obra: Pão Nosso. Ditado pelo Espírito Emmanuel.







Como o 08 de março foi designado "Dia Internacional da Mulher"?

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por “Pão e Paz” – por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a déia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.


Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

Em 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas também, a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.

Mauricio, Biografia, Notícias 2011-03-01

Página copiada de:

quarta-feira, 2 de março de 2011

O Carnaval na Visão Espírita II

O Tribuno Espírita Divaldo Pereira Franco fala sobre o tema “Carnaval” no Programa Transição de número 20.


Uma abordagem interessante sobre esse evento que contagia e atrai multidões de espíritos encarnados e desencarnados. Vale a pena conferir!

1ª Parte



2ª Parte



3ª Parte



O Programa Transição é transmitido todos os domingos na Rede TV às 16:15h.

 

Para assistir este e a outros programas de conteúdo espírita clique no link abaixo:


Dê sua opinião sobre o assunto!  Sua participação é importante.
Clique na palavra comentário abaixo e escreva suas considerações!